dashboard
Causar_mudança
dashboard
Causar_mudança
@Generic
#442
Cause_change [en]
Definition
Um Agente ou Causa faz com que uma Entidade seja alterada, seja em sua categoria ou em termos do valor de um Atributo. No primeiro caso, uma Categoria_inicial e uma Categoria_final podem ser expressas, no último caso um Valor_inicial e um Valor_final podem ser especificados.
Frame Elements
Core | |||
---|---|---|---|
Agente | A entidade senciente que afeta uma alteração na Entidade. | Excludes: Causa | @sentient |
Categoria_final | A categoria à qual pertence a Entidade depois de ter sofrido a alteração. | Excludes: Valor_final | |
Categoria_inicial | A categoria da qual a Entidade é um membro antes do Agente lhe causar uma mudança. | Excludes: Valor_inicial | |
Entidade | A coisa ou situação abstrata ou concreta em que o Agente causa a mudança. | ||
Valor_final | O valor que o Atributo assume como resultado da alteração a que a Entidade é submetida. | Excludes: Categoria_final Requires: Atributo | |
Valor_inicial | O valor que o Atributo tem antes da mudança ocorrer. | Excludes: Categoria_final Requires: Atributo |
Core-Unexpressed | |||
---|---|---|---|
Atributo | Uma característica do Entidade para a qual um valor pode ser atribuído ou determinado por cálculo, medição ou observação. | CoreSet: Entidade Excludes: Categoria_final | |
Causa | Um evento que causa uma mudança na Entidade. |
FE Core set(s)
{Atributo,Entidade} |
Peripheral | |||
---|---|---|---|
Finalidade | Uma ação que o Agente pretende realizar, efetuando uma mudança na Entidade. | @state_of_affairs | |
Lugar | O local onde a mudança da Entidade é causada. | ||
Lugar | O lugar onde a mudança é sofrida. | ||
Maneira | Qualquer descrição do evento causando a mudança da Entidade que não é coberta por EFs mais específicos, incluindo modificação epistêmica (provavelmente, presumivelmente, misteriosamente), efeitos secundários (silenciosamente, em voz alta) e descrições gerais comparando eventos (da mesma forma). Pode também indicar características salientes do Agente que também afetam a ação (deliberadamente, avidamente, com cuidado). | @manner | |
Meio | Uma ação intencional executada pelo Agente (ou evento resultante da Causa) que produz uma mudança na Entidade. | @state_of_affairs | |
Tempo | O momento em que a mudança da Entidade é causada. | @time |
Extra-thematic | |||
---|---|---|---|
Circunstâncias | Circunstâncias descrevem o estado do mundo (em um determinado momento e local), que é especificamente independente do evento em si e de qualquer dos seus participantes. | ||
Descrição_do_evento | Em geral, ele é usado para frases que descrevem a cláusula do destino como um todo. | ||
Duração | Denota o período de tempo desde o início de uma situação contínua (aquela denotada pelo alvo) até o fim. Em muitos casos, a situação contínua é uma ação dinâmica que está em andamento, enquanto em outros é simplesmente um estado indiferenciado. | ||
Evento_continente | Denota um evento que ocorre ou estado de coisas que ocorre em um momento que inclui o tempo durante o qual o evento ou estado relatado pelo alvo ocorre e do qual ele é levado a fazer parte. | ||
Explicação | Um estado de coisas ao qual o Agente está respondendo ao provocar a mudança na Entidade. | @state_of_affairs | |
Grau | Até que ponto as categorias e valores iniciais e finais diferem uns dos outros. | @degree | |
Papel | O papel específico que o Agente desempenha no evento de Causar_mudança. | ||
Período_de_iterações | O período de tempo desde quando o evento denotado pelo alvo começou a ser repetido até quando parou. | ||
Recodificação | Apresenta o frame atual como parte integrante de uma conceptualização maior expressa por outro frame. |
Frame-Frame Relations
Is causative of
Inherits from
Is Inherited By
Perspective on
Is used by
Lexical Units
POS: A
POS: ADV
POS: CCON
POS: N
POS: V