dashboard
Causar_mudança

@Generic
#442
Cause_change [en]

Definition

Um Agente ou Causa faz com que uma Entidade seja alterada, seja em sua categoria ou em termos do valor de um Atributo. No primeiro caso, uma Categoria_inicial e uma Categoria_final podem ser expressas, no último caso um Valor_inicial e um Valor_final podem ser especificados.

Frame Elements

Core
Agente A entidade senciente que afeta uma alteração na Entidade. Excludes: Causa @sentient
Categoria_final A categoria à qual pertence a Entidade depois de ter sofrido a alteração. Excludes: Valor_final
Categoria_inicial A categoria da qual a Entidade é um membro antes do Agente lhe causar uma mudança. Excludes: Valor_inicial
Entidade A coisa ou situação abstrata ou concreta em que o Agente causa a mudança.
Valor_final O valor que o Atributo assume como resultado da alteração a que a Entidade é submetida. Excludes: Categoria_final Requires: Atributo
Valor_inicial O valor que o Atributo tem antes da mudança ocorrer. Excludes: Categoria_final Requires: Atributo
Core-Unexpressed
Atributo Uma característica do Entidade para a qual um valor pode ser atribuído ou determinado por cálculo, medição ou observação. CoreSet: Entidade Excludes: Categoria_final
Causa Um evento que causa uma mudança na Entidade.

FE Core set(s)

{Atributo,Entidade}
Peripheral
Finalidade Uma ação que o Agente pretende realizar, efetuando uma mudança na Entidade. @state_of_affairs
Lugar O local onde a mudança da Entidade é causada.
Lugar O lugar onde a mudança é sofrida.
Maneira Qualquer descrição do evento causando a mudança da Entidade que não é coberta por EFs mais específicos, incluindo modificação epistêmica (provavelmente, presumivelmente, misteriosamente), efeitos secundários (silenciosamente, em voz alta) e descrições gerais comparando eventos (da mesma forma). Pode também indicar características salientes do Agente que também afetam a ação (deliberadamente, avidamente, com cuidado). @manner
Meio Uma ação intencional executada pelo Agente (ou evento resultante da Causa) que produz uma mudança na Entidade. @state_of_affairs
Tempo O momento em que a mudança da Entidade é causada. @time
Extra-thematic
Circunstâncias Circunstâncias descrevem o estado do mundo (em um determinado momento e local), que é especificamente independente do evento em si e de qualquer dos seus participantes.
Descrição_do_evento Em geral, ele é usado para frases que descrevem a cláusula do destino como um todo.
Duração Denota o período de tempo desde o início de uma situação contínua (aquela denotada pelo alvo) até o fim. Em muitos casos, a situação contínua é uma ação dinâmica que está em andamento, enquanto em outros é simplesmente um estado indiferenciado.
Evento_continente Denota um evento que ocorre ou estado de coisas que ocorre em um momento que inclui o tempo durante o qual o evento ou estado relatado pelo alvo ocorre e do qual ele é levado a fazer parte.
Explicação Um estado de coisas ao qual o Agente está respondendo ao provocar a mudança na Entidade. @state_of_affairs
Grau Até que ponto as categorias e valores iniciais e finais diferem uns dos outros. @degree
Papel O papel específico que o Agente desempenha no evento de Causar_mudança.
Período_de_iterações O período de tempo desde quando o evento denotado pelo alvo começou a ser repetido até quando parou.
Recodificação Apresenta o frame atual como parte integrante de uma conceptualização maior expressa por outro frame.

Visual Units