dashboard
Causar_movimento
dashboard
Causar_movimento
@Physics
#49
Cause_motion [en]
Definition
Um Agente faz com que um Tema mova-se de uma Fonte, ao longo de uma Trajetória para um Alvo. Embora diferentes membros do frame tenham diferentes graus de perfilamento da Trajetória, o movimento pode sempre ser descrito em relação à Fonte, à Trajetória e/ou o Alvo. Em contraste com a colocação, o estado final do movimento não é universalmente perfilado, embora instâncias individuais de uma UL possam enfatizar o Alvo. Algumas palavras neste frame não enfatizam a Maneira / o Meio de causar o movimento. Para muitas das outras, o Agente tem controle do Tema apenas na Fonte do movimento e não experimenta o movimento geral. Para outras, o Agente tem controle do Tema durante todo o movimento. Para estas palavras, o Tema é resistente ao movimento devido a alguma fricção com a superfície ao longo da qual se movem. (Eles diferem, portanto, das palavras do frame Trazer, na medida em que são suportados por essa superfície, e não por um Transportador.)
Frame Elements
Core | |||
---|---|---|---|
Agente | O Agente é aquele cuja ação causa o movimento de um Tema. | @sentient | |
Alvo | É o ponto em que o Tema termina como resultado do movimento. | Excludes: Área | @goal |
Área | Usado para expressões que descrevem uma área geral na qual o movimento ocorre quando o movimento é entendido como irregular ou não consiste em um único caminho linear. Os adjuntos de configuração locativa também podem ser atribuídos a esse elemento de frame. | ||
Causa | Marca expressões que indicam alguma força não intencional, tipicamente não humana, que faz com que o Tema seja colocado em movimento. | Excludes: Agente | |
Estado_inicial | Um estado anterior em que o Tema estava antes do início de seu movimento. | CoreSet: Alvo Excludes: Área | |
Fonte | É o ponto de partida do movimento. | CoreSet: Alvo Excludes: Área | @source |
Resultado | Um estado resultante em que o Tema está no final de seu movimento. | CoreSet: Alvo Excludes: Área | |
Tema | Geralmente um objeto SN. | @physical_object | |
Trajetória | É qualquer descrição de uma trajetória de movimento que não seja nem Fonte nem Alvo. | CoreSet: Alvo Excludes: Área |
FE Core set(s)
{Fonte,Alvo,Trajetória,Resultado,Estado_inicial} |
Peripheral | |||
---|---|---|---|
Distância | É qualquer expressão que caracteriza a extensão do movimento do Tema. | ||
Duration | The amount of time that the action requires. | ||
Instrumento | Uma entidade destacadamente envolvida na transmissão de força de um Agente para um Tema. Pode ser a parte do corpo do agente, ou algum tipo de dispositivo. | @physical_entity | |
Lugar | É a área geral que fornece uma configuração para um movimento específico (com uma Fonte, uma Trajetória ou um Alvo). | @locative_relation | |
Maneira | É qualquer expressão que descreva uma propriedade do movimento do Tema que não esteja diretamente relacionado à trajetória do movimento. Descrições de estabilidade, graça e outras coisas contam como expressões Maneira. | @manner | |
Meio | Indica a ação que é executada que resulta no movimento do Tema. | @state_of_affairs | |
Tempo | O momento em que o movimento do Tema ocorre. | @time |
Extra-thematic | |||
---|---|---|---|
Alça | A manipulação do Tema pelo Agente pode ser especificada como sendo localizada em alguma parte do Tema, uma Alça. | ||
Depictivo | O estado de um participante durante a ação. | ||
Explicação | Denota uma proposição da qual a cláusula principal segue logicamente. | ||
Grau | O Grau para o qual o evento ocorre. | @degree | |
Sub-região | Identifica a parte do Tema que faz contato com o local resultante. Quando a Sub-região é expressa, geralmente não há Alvo expresso. | @locative_relation |
Frame-Frame Relations
Is causative of
Inherits from
Is Inherited By
See_also
Has as subFrame
Is used by
Lexical Units
POS: N
POS: V