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Causar_movimento

@Physics
#49
Cause_motion [en]

Definition

Um Agente faz com que um Tema mova-se de uma Fonte, ao longo de uma Trajetória para um Alvo. Embora diferentes membros do frame tenham diferentes graus de perfilamento da Trajetória, o movimento pode sempre ser descrito em relação à Fonte, à Trajetória e/ou o Alvo. Em contraste com a colocação, o estado final do movimento não é universalmente perfilado, embora instâncias individuais de uma UL possam enfatizar o Alvo. Algumas palavras neste frame não enfatizam a Maneira / o Meio de causar o movimento. Para muitas das outras, o Agente tem controle do Tema apenas na Fonte do movimento e não experimenta o movimento geral. Para outras, o Agente tem controle do Tema durante todo o movimento. Para estas palavras, o Tema é resistente ao movimento devido a alguma fricção com a superfície ao longo da qual se movem. (Eles diferem, portanto, das palavras do frame Trazer, na medida em que são suportados por essa superfície, e não por um Transportador.)

Frame Elements

Core
Agente O Agente é aquele cuja ação causa o movimento de um Tema. @sentient
Alvo É o ponto em que o Tema termina como resultado do movimento. Excludes: Área @goal
Área Usado para expressões que descrevem uma área geral na qual o movimento ocorre quando o movimento é entendido como irregular ou não consiste em um único caminho linear. Os adjuntos de configuração locativa também podem ser atribuídos a esse elemento de frame.
Causa Marca expressões que indicam alguma força não intencional, tipicamente não humana, que faz com que o Tema seja colocado em movimento. Excludes: Agente
Estado_inicial Um estado anterior em que o Tema estava antes do início de seu movimento. CoreSet: Alvo Excludes: Área
Fonte É o ponto de partida do movimento. CoreSet: Alvo Excludes: Área @source
Resultado Um estado resultante em que o Tema está no final de seu movimento. CoreSet: Alvo Excludes: Área
Tema Geralmente um objeto SN. @physical_object
Trajetória É qualquer descrição de uma trajetória de movimento que não seja nem Fonte nem Alvo. CoreSet: Alvo Excludes: Área

FE Core set(s)

{Fonte,Alvo,Trajetória,Resultado,Estado_inicial}
Peripheral
Distância É qualquer expressão que caracteriza a extensão do movimento do Tema.
Duration The amount of time that the action requires.
Instrumento Uma entidade destacadamente envolvida na transmissão de força de um Agente para um Tema. Pode ser a parte do corpo do agente, ou algum tipo de dispositivo. @physical_entity
Lugar É a área geral que fornece uma configuração para um movimento específico (com uma Fonte, uma Trajetória ou um Alvo). @locative_relation
Maneira É qualquer expressão que descreva uma propriedade do movimento do Tema que não esteja diretamente relacionado à trajetória do movimento. Descrições de estabilidade, graça e outras coisas contam como expressões Maneira. @manner
Meio Indica a ação que é executada que resulta no movimento do Tema. @state_of_affairs
Tempo O momento em que o movimento do Tema ocorre. @time
Extra-thematic
Alça A manipulação do Tema pelo Agente pode ser especificada como sendo localizada em alguma parte do Tema, uma Alça.
Depictivo O estado de um participante durante a ação.
Explicação Denota uma proposição da qual a cláusula principal segue logicamente.
Grau O Grau para o qual o evento ocorre. @degree
Sub-região Identifica a parte do Tema que faz contato com o local resultante. Quando a Sub-região é expressa, geralmente não há Alvo expresso. @locative_relation

Visual Units