dashboard
Compreender
dashboard
Compreender
@Psychology
#495
Grasp [en]
Definition
Um Pensador possui conhecimento sobre o funcionamento ou significado de uma ideia ou objeto, que chamamos de Fenômeno, e é capaz de fazer previsões sobre o comportamento ou a ocorrência do Fenômeno. O Fenômeno pode ser incorporado na estrutura de conhecimento mais ampla por meio de categorização, o que pode ser indicado pela menção de uma Categoria. O Pensador pode possuir conhecimento apenas em parte e isso pode ser expresso em uma expressão de Completude. O Pensador também pode ser percebido como uma Faculdade cognitivo-emocional que é concebida como tendo compreensão. Note que o conhecimento pode ter sido adquirido a partir da instrução ou da experimentação, observação ou operações mentais do próprio Pensador. As palavras nesse frame são frequentemente usadas metonimicamente para denotar a transição para o estado descrito acima.
Frame Elements
Core | |||
---|---|---|---|
Faculdade | Uma parte das faculdades cognitivo-emocionais de uma pessoa que é mencionada por adquirir conhecimento. | CoreSet: Pensador | |
Fenômeno | Um estado de coisas ou sistema dinâmico cuja composição interna e funcionamento do Pensador vem para assimilar em sua estrutura de conhecimento. | ||
Pensador | O ser senciente animado que adquire novos conhecimentos. | Excludes: Faculdade | @sentient |
FE Core set(s)
{Faculdade,Pensador} |
Peripheral | |||
---|---|---|---|
Categoria | Expressa um tipo ou classe geral da qual o Fenômeno é considerado uma instância pelo Pensador, permitindo que ele faça previsões sobre as qualidades, a ocorrência ou o comportamento do Fenômeno. | ||
Completude | Até que ponto o Pensador incorporou o funcionamento e o significado de um Fenômeno em sua estrutura de conhecimento. | ||
Evidência | Marca expressões que indicam a origem do conhecimento do Pensador. | ||
Maneira | Qualquer descrição do evento que não seja coberta por EFs mais específicos, incluindo modificação epistêmica (provavelmente, presumivelmente, misteriosamente) e descrições gerais comparando eventos (da mesma forma). Pode também indicar a relativa facilidade do Pensador em adquirir novos conhecimentos (prontamente, facilmente). | @manner | |
Ponto_de_referência | Um conceito ou domínio mental ao qual o Pensador relaciona seu novo conhecimento. | ||
Tempo | Indica quando o Pensador assimila o novo conhecimento. | @time |
Extra-thematic | |||
---|---|---|---|
Concessivo | Significa que o estado de coisas expresso pela oração principal (contendo o alvo) ocorre ou se mantém, e algo diferente daquele estado de coisas seria esperado, dado o estado de coisas na oração concessiva. |
Frame-Frame Relations
Inherits from
Lexical Units
POS: V