dashboard
Compreender

@Psychology
#495
Grasp [en]

Definition

Um Pensador possui conhecimento sobre o funcionamento ou significado de uma ideia ou objeto, que chamamos de Fenômeno, e é capaz de fazer previsões sobre o comportamento ou a ocorrência do Fenômeno. O Fenômeno pode ser incorporado na estrutura de conhecimento mais ampla por meio de categorização, o que pode ser indicado pela menção de uma Categoria. O Pensador pode possuir conhecimento apenas em parte e isso pode ser expresso em uma expressão de Completude. O Pensador também pode ser percebido como uma Faculdade cognitivo-emocional que é concebida como tendo compreensão. Note que o conhecimento pode ter sido adquirido a partir da instrução ou da experimentação, observação ou operações mentais do próprio Pensador. As palavras nesse frame são frequentemente usadas metonimicamente para denotar a transição para o estado descrito acima.

Frame Elements

Core
Faculdade Uma parte das faculdades cognitivo-emocionais de uma pessoa que é mencionada por adquirir conhecimento. CoreSet: Pensador
Fenômeno Um estado de coisas ou sistema dinâmico cuja composição interna e funcionamento do Pensador vem para assimilar em sua estrutura de conhecimento.
Pensador O ser senciente animado que adquire novos conhecimentos. Excludes: Faculdade @sentient

FE Core set(s)

{Faculdade,Pensador}
Peripheral
Categoria Expressa um tipo ou classe geral da qual o Fenômeno é considerado uma instância pelo Pensador, permitindo que ele faça previsões sobre as qualidades, a ocorrência ou o comportamento do Fenômeno.
Completude Até que ponto o Pensador incorporou o funcionamento e o significado de um Fenômeno em sua estrutura de conhecimento.
Evidência Marca expressões que indicam a origem do conhecimento do Pensador.
Maneira Qualquer descrição do evento que não seja coberta por EFs mais específicos, incluindo modificação epistêmica (provavelmente, presumivelmente, misteriosamente) e descrições gerais comparando eventos (da mesma forma). Pode também indicar a relativa facilidade do Pensador em adquirir novos conhecimentos (prontamente, facilmente). @manner
Ponto_de_referência Um conceito ou domínio mental ao qual o Pensador relaciona seu novo conhecimento.
Tempo Indica quando o Pensador assimila o novo conhecimento. @time
Extra-thematic
Concessivo Significa que o estado de coisas expresso pela oração principal (contendo o alvo) ocorre ou se mantém, e algo diferente daquele estado de coisas seria esperado, dado o estado de coisas na oração concessiva.

Frame-Frame Relations

Lexical Units

Visual Units