dashboard
Fazer_barulho
Uma entidade física, interpretada como uma Fonte_de_som pontual, emite um som. Isso inclui animais e pessoas fazendo barulho com seus tratos vocais. Às vezes, o som em si é referido como uma expressão nominal e, nesse caso, é chamado de Som. Expressões de Maneira também podem ser relevantes neste frame, se descreverem as propriedades do som como tal. Um esquema de trajetória pode ser sobreposto na cena simples de fazer barulho, adicionando um Local_do_protagonista e / ou uma Trajetória. Este frame não cobre cenários em que os objetos criam sons entrando em contato forçado entre si ou se esfregando uns contra os outros. Tais cenários são cobertos pelos frames de Impacto e Fricção. O frame atual também não cobre casos em que um Agente animado ou uma Força ou Causa natural leva uma única Fonte ou várias Fontes (movendo-se ou esfregando uma contra a outra) a fazer ruído. Tais cenários são cobertos pelos frames Causar_fazer_barulho, Causar_impacto e Causar_fricção. Os casos em que a ênfase principal do frame retratado está no movimento de um tema, com emissão de som apenas um acompanhamento, são cobertos pelo frame Barulho_de_movimento. Da mesma forma, os casos em que o Som em si é retratado como movendo-se através do espaço não são abrangidos neste frame, mas sim no movimento do som. Finalmente, todos os nomes usados ??para evocar sons foram colocados no frame Sons. Fizemos isso porque esses nomes não denotam eventos de emissão / produção de som, mas apenas o próprio som.
Quick Stats
3
Core FEs
4
Peripheral FEs
10
Extra-thematic
39
Lexical Units
4
Relation Types
Frame Elements
um evento em que um ou mais Fontes_de_som participam e que é acompanhada por um Som.
É atribuído a um constituinte referindo-se a uma entidade física que emite um som. Essa entidade deve ter uma estrutura interna apropriadamente complexa, de modo que possa criar um som. Por exemplo, uma máquina ou alguma outra coisa com partes móveis pode criar som por si só.
O elemento de frame Som é incorporado no significado dos verbos desse frame.
FE Core Set(s)
{Evento_barulhento,Fonte_de_som}
Has as causative
See_also
Is used by
Uses
Select a document to view visual units