dashboard
Propriedade_mental
Os adjetivos e nomes deste frame baseiam-se todos na ideia de que características mentais ou psicológicas podem ser atribuídas a uma pessoa (o Protagonista) por um Juiz (geralmente implícito) com base no Comportamento da pessoa, em sentido lato. Apesar de, em nível conceptual, tais palavras sempre atribuírem características mentais a pessoas, elas podem ser aplicadas também ao Comportamento do Protagonista, entendendo-se que o Comportamento seja revelador de uma característica mental (geralmente transitória) do Protagonista responsável por ele. Por exemplo, assim como pode-se falar de uma pessoa estúpida, pode-se também falar de uma coisa estúpida para se dizer/fazer/pensar. Ademais, pode-se mencionar tanto o Protagonista quanto o Comportamento, como em Foi uma burrice minha fazer isso. Algumas palavras nesse frame têm usos um pouco distintos, no sentido de que há um constituinte que expressa uma Prática com base na qual se atribui um
Quick Stats
3
Core FEs
3
Peripheral FEs
1
Extra-thematic
37
Lexical Units
2
Relation Types
Frame Elements
O Comportamento se refere a qualquer ação, enunciado ou crença a partir dos quais se atribui uma propriedade mental ao Protagonista. Não se deve considerar o significado prototipicamente atribuído à palavra comportamento como um limitador dos tipos de referentes que são incluídos conceptualmente neste EF. Vejam-se os exemplos abaixo:
Isso foi um erro estúpido .
O gerente fez alguns comentários estúpidos e depois se assentou.
Que livro estúpido !
Pensar dessa forma é estúpido .
Algumas das palavras neste frame apresentam um uso um pouco diferente na medida em que elas avaliam alguém no que diz respeito exclusivamente a sua performance mental em um domínio ou capacidade em particular. Chama-se esse domínio ou essa capacidade de Prática. Por exemplo, Ela é muito competente em matemática . Note-se que não se diz na sentença do exemplo que ela seja competente em tudo o que faz, inclusive em matemática.
Pessoa ou pessoas às quais a característica psicológica é atribuída. Este EF pode ser expresso como o argumento externo de um adjetivo predicativo, como um sintagma preposicional complemento ou como um nome modificado por um adjetivo atributivo:
Você foi inteligente ao guardar todos os recibos.
Foi inteligente de sua parte ter guardado todos os recibos.
Você é um sujeito inteligente por guardar todos os recibos.
FE Core Set(s)
{Protagonista,Comportamento}