dashboard
Partir
dashboard
Partir
@Generic
#51
Departing [en]
Definition
Um objeto (o Tema) sai de uma Fonte. A Fonte pode ser expressada ou pode ser entendida a partir do contexto, mas sua existência é sempre implícita na própria palavra do evento de partir.
Frame Elements
Core | |||
---|---|---|---|
Fonte | Todos os verbos neste frame expressam alguma mudança de localização, saindo de um lugar para outro. Qualquer constituinte que expressa a posição inicial do Tema, antes da mudança de localização, é marcado como Fonte. Em geral, a Fonte é entendida contextualmente.
|
@location | |
Tema | Este é o objeto que se move. Pode ser uma entidade que se move sob seu próprio poder, mas não necessariamente.
|
@physical_object |
Peripheral | |||
---|---|---|---|
Alvo | Este EF rotula qualquer expressão que indica onde o Tema termina, ou poderia terminar, como seultado da partida da Fonte.
|
@goal | |
Distância | A distância que o Tema viajou.
|
||
Finalidade | Este EF identifica a Finalidade pela qual o Tema saiu da Fonte. | @state_of_affairs | |
Lugar | O Lugar é o local em o que a partida ocorre. | ||
Maneira | Qualquer expressão que descreve uma propriedade de movimento que não é diretamente relacionada à trajetória do movimento é expressada pelo elemento de frame Maneira. Descrições de firmeza, graça e muitas outras coisas contam como expressões de Maneira, embora Velocidade e Meio deva ser rotulada usando EF mais específicos.
|
@manner | |
Meio | A ação do Tema que resulta na partida.
|
@state_of_affairs | |
Meio_de_transporte | O Meio_de_transporte expressa como o movimento do Tema é realizado, através do seu corpo ou de um veículo que carrega e direciona o Tema. Veículos podem se mover de qualquer forma e em qualquer meio.
Neste frame, Meio_de_transporte é em geral expressado obliquamente em um sintagma preposicional iniciado por "em" ou "de".
|
||
Tempo | O Tempo em que a partida ocorrea.
|
@time | |
Trajetória | Qualquer descrição da trajetória da partida que não é nem a Fonte nem o Alvo é expressada pelo elemento de frame Trajetória. Neste frame, expressões de Trajetória quase sempre tem um sentido de via
.
|
||
Velocidade | Este elemento de frame rotula palavras ou sintagmas que descrevem quão rapidamente o Tema está se movendo.
|
@speed |
Extra-thematic | |||
---|---|---|---|
Circunstâncias | Circunstâncias descrevem o estado do mundo (em um tempo ou lugar particular) o qual é especificamente independente do próprio evento e de seus participantes. | ||
Co_tema | O Co_tema é o segundo objeto em movimento, expressado como um sintagma preposicional geralmente iniciado por "com" ou "juntamente com".
|
||
Descrição | Descrição identifica um sintagma que descreve o Tema no tempo da partida. | ||
Descrição_do_evento | Este EF descreve o estado de coisas denotado pelo evento de Partir como papel preenchedor em outros frames; o estado de coisas relatado pelo evento de Partir é entendido por desempenhar um papel no estado de coisas do modificador. | ||
Duração_do_estado_final | O período de tempo que o Tema fica longe do local da Fonte. | ||
Evento_continente | Denota um evento que ocorre ou estado de coisas que é mantido em um momento que inclui o tempo durante o qual o evento ou estado de coisas relatado pelo alvo ocorre e do qual é considerado como uma parte. | ||
Frequência | A Frequência é proporção com que cada Tema parte. | ||
Iteração | O elemento de frame Iteração é usado por expressões que indicam o número de vezes que um evento ou estado (do tipo denotado pelo alvo em sua cláusula) tem ocorrido ou é mantido. | ||
Jornada | A Jornada é a viagem ou expedição na qual o Tema embarca.
|
||
Razão | A Razão é a motivação ou explicação pela qual o Tema parte. | @state_of_affairs | |
Re_codificação | Este EF apresenta o frame em questão como uma parte integral de uma conceptualização maior expressada por outro frame. |
Frame-Frame Relations
Inherits from
Is Inherited By
Precedes
Is subframe of
Is used by
Uses
Lexical Units
POS: N
POS: V