dashboard
Sair_de_um_lugar

#749
Quitting_a_place [en]

Definition

Um Auto_movedor deixa um local inicial de Fonte. A Trajetória pela qual o Auto_movedor parte e a Finalidade_pretendida da Direção também podem ser mencionadas. Em muitas palavras que evocam esse frame, há uma implicação adicional de que o Auto_movedor está descontente com o local Fonte.

Frame Elements

Core
Auto_movedor É a entidade que se move sob sua própria vontade.
Fonte Qualquer expressão que implique em um ponto de partida definido expressa o EF Fonte. Em sintagmas preposicionais, o objeto proposicional expressa o ponto de partida do movimento. Nas partículas, o ponto de partida do movimento é entendido a partir do contexto. @source
Peripheral
Direção A direção em que o Auto_movedor segue.
Distância A distância da Fonte que o Auto_movedor termina.
Finalidade O estado de coisas que o Auto_movedor deseja promover. @state_of_affairs
Finalidade_pretendida Qualquer expressão que diga onde o Auto_movedor pretende acabar como resultado do movimento. @goal
Lugar O Lugar é onde o movimento (especificado por uma Fonte, uma Trajetória ou um Alvo) está localizado. @locative_relation
Maneira Qualquer expressão que descreva uma propriedade de movimento que não esteja diretamente relacionada à trajetória de movimento expressa o elemento de frame Maneira. Descrições de firmeza, graça, meios de movimento e outras coisas contam como expressões de Maneira. @manner
Meio Um evento envolvendo o Auto_movedor que resulta na movimentação do Auto_movedor na maneira especificada. @state_of_affairs
Tempo O momento em que o movimento ocorre. @time
Trajetória Uma relação com um ponto de referência que descreve a trajetória no meio do movimento. (Não é, portanto, nem a Fonte nem a Finalidade_pretendida).
Veículo O dispositivo ou parte do corpo que serve para mover o Auto_movedor.
Velocidade A Velocidade é a taxa na qual o Auto_movedor se move. @speed
Extra-thematic
Circunstâncias O estado do mundo (em um determinado momento e lugar) que é especificamente independente do próprio evento que parte e de qualquer de seus participantes, e está meramente relacionado perifericamente ao evento como um todo.
Coparticipante Um segundo objeto em movimento que se move em coordenação com o Auto_movedor.
Depictivo O estado do Auto_movedor durante a ação
Duração_do_estado_final O tempo que o Auto_movedor passa longe da Fonte.
Evento_continente Um evento que ocorre ou estado de coisas que ocorre no momento da partida e do qual a partida é tomada como parte.
Evento_coordenado Deve ser usado para sintagmas que denotam um evento (não permite estados) com o qual a partida está alinhada ritmicamente. (Isso exigiria ainda que as partidas fossem iteradas.) O Evento_coordenado é concebido como independente: ocorreria independentemente do evento expresso pelo alvo, que nem sequer é uma subconta incidental ou opcional do Evento_coordenado.
Explicação Um fator que explica o movimento ou a maneira de movimento particular do Auto_movedor. @state_of_affairs
Forma_da_trajetória A configuração formada por toda a Trajetória do Auto_movedor, tomada simultaneamente.  
Frequência O número de vezes que uma ação ocorre em um determinado momento.
Reciprocidade Um evento emparelhado com o movimento, o que explica por que o movimento é esperado. Em particular, a Reciprocidade é usada para indicar uma ação que está sendo recompensada ou punida pelo movimento e / ou está emparelhada com o movimento como o outro lado de um acordo.
Recodificação Uma conceituação maior que inclui a partida como parte integrante. A partida expressa pelo alvo normalmente corresponde a uma ação de Meio nessa conceituação maior.
Resultado O estado do Auto_movedor no final do evento.
Situação_nova Um evento inesperado que afeta algum agente (geralmente o Auto_movedor), que é ativado pela partida e ocorre em seguida.

Visual Units