dashboard
Sair_de_um_lugar
dashboard
Sair_de_um_lugar
#749
Quitting_a_place [en]
Definition
Um Auto_movedor deixa um local inicial de Fonte. A Trajetória pela qual o Auto_movedor parte e a Finalidade_pretendida da Direção também podem ser mencionadas. Em muitas palavras que evocam esse frame, há uma implicação adicional de que o Auto_movedor está descontente com o local Fonte.
Frame Elements
Core | |||
---|---|---|---|
Auto_movedor | É a entidade que se move sob sua própria vontade. | ||
Fonte | Qualquer expressão que implique em um ponto de partida definido expressa o EF Fonte. Em sintagmas preposicionais, o objeto proposicional expressa o ponto de partida do movimento. Nas partículas, o ponto de partida do movimento é entendido a partir do contexto. | @source |
Peripheral | |||
---|---|---|---|
Direção | A direção em que o Auto_movedor segue. | ||
Distância | A distância da Fonte que o Auto_movedor termina. | ||
Finalidade | O estado de coisas que o Auto_movedor deseja promover. | @state_of_affairs | |
Finalidade_pretendida | Qualquer expressão que diga onde o Auto_movedor pretende acabar como resultado do movimento. | @goal | |
Lugar | O Lugar é onde o movimento (especificado por uma Fonte, uma Trajetória ou um Alvo) está localizado. | @locative_relation | |
Maneira | Qualquer expressão que descreva uma propriedade de movimento que não esteja diretamente relacionada à trajetória de movimento expressa o elemento de frame Maneira. Descrições de firmeza, graça, meios de movimento e outras coisas contam como expressões de Maneira. | @manner | |
Meio | Um evento envolvendo o Auto_movedor que resulta na movimentação do Auto_movedor na maneira especificada. | @state_of_affairs | |
Tempo | O momento em que o movimento ocorre. | @time | |
Trajetória | Uma relação com um ponto de referência que descreve a trajetória no meio do movimento. (Não é, portanto, nem a Fonte nem a Finalidade_pretendida). | ||
Veículo | O dispositivo ou parte do corpo que serve para mover o Auto_movedor. | ||
Velocidade | A Velocidade é a taxa na qual o Auto_movedor se move. | @speed |
Extra-thematic | |||
---|---|---|---|
Circunstâncias | O estado do mundo (em um determinado momento e lugar) que é especificamente independente do próprio evento que parte e de qualquer de seus participantes, e está meramente relacionado perifericamente ao evento como um todo. | ||
Coparticipante | Um segundo objeto em movimento que se move em coordenação com o Auto_movedor. | ||
Depictivo | O estado do Auto_movedor durante a ação | ||
Duração_do_estado_final | O tempo que o Auto_movedor passa longe da Fonte. | ||
Evento_continente | Um evento que ocorre ou estado de coisas que ocorre no momento da partida e do qual a partida é tomada como parte. | ||
Evento_coordenado | Deve ser usado para sintagmas que denotam um evento (não permite estados) com o qual a partida está alinhada ritmicamente. (Isso exigiria ainda que as partidas fossem iteradas.) O Evento_coordenado é concebido como independente: ocorreria independentemente do evento expresso pelo alvo, que nem sequer é uma subconta incidental ou opcional do Evento_coordenado. | ||
Explicação | Um fator que explica o movimento ou a maneira de movimento particular do Auto_movedor. | @state_of_affairs | |
Forma_da_trajetória | A configuração formada por toda a Trajetória do Auto_movedor, tomada simultaneamente. | ||
Frequência | O número de vezes que uma ação ocorre em um determinado momento. | ||
Reciprocidade | Um evento emparelhado com o movimento, o que explica por que o movimento é esperado. Em particular, a Reciprocidade é usada para indicar uma ação que está sendo recompensada ou punida pelo movimento e / ou está emparelhada com o movimento como o outro lado de um acordo. | ||
Recodificação | Uma conceituação maior que inclui a partida como parte integrante. A partida expressa pelo alvo normalmente corresponde a uma ação de Meio nessa conceituação maior. | ||
Resultado | O estado do Auto_movedor no final do evento. | ||
Situação_nova | Um evento inesperado que afeta algum agente (geralmente o Auto_movedor), que é ativado pela partida e ocorre em seguida. |
Frame-Frame Relations
Inherits from
Is Inherited By
Is subframe of
Lexical Units
POS: A
POS: N
POS: V