dashboard
Transportar

@Generic
#216
Bringing [en]

Definition

Este frame ocupa-se com o movimento de um Tema e de um Agente e/ou um Portador. O Agente, uma pessoa ou entidade consciente, controla a Trajetória compartilhada pelo movimento do Tema durante o movimento. Em outras palavras, o Agente tem movimento global em direção ao movimento do Tema. O Portador pode ser uma entidade separada, ou pode ser o corpo do Agente. A Localização_constante pode ser uma subregião do corpo do Agente ou (uma subregião de) um veículo que o Agente usa.O EF inclui Trajetória, Alvo, e Fonte. Área é uma área que contém o movimento quando a trajetória é entendida como irregular.Este frame enfatiza a trajetória do movimento como oposto aos EFs Fonte e Alvo como em Preencher ou Colocar.

Frame Elements

Core
Agente O Agente é o ser senciente que fisicamente controla o movimento do Tema através do Portador, acompanhando o Tema. @sentient
Alvo Alvo identifica o ponto final da trajetória. Carlos carregou os livros até a livraria. CoreSet: Trajetória Excludes: Área @goal
Área Área é usada para descrições de uma área genérica na qual a ação de Transportar ocorre, quando o movimento é entendido como sendo irregular ou não consiste em um caminho linear e único.
Fonte Fonte indica o início da trajetória do movimento do Tema. Carlos arrastou os livros da livraria até o escritório. CoreSet: Trajetória Excludes: Área @source
Portador O Portador providencia suporte para o Tema. O movimento do Portador resulta no movimento do Tema. O barco transportou as tropas através do rio. CoreSet: Agente
Tema Os objetos que estão sendo levados. Carloscarregou os livros até o carro. @physical_object
Trajetória A trajetória pela qual ocorre o evento de Transportar. Excludes: Área

FE Core set(s)

{Alvo,Trajetória,Fonte}, {Portador,Agente}
Peripheral
Distância Este EF identifica a Distância em que o Tema é levado.
Finalidade A Finalidade pela qual o Portador ou o Agente carrega o Tema. Nós tinhamos que carregar os pesos pela colina até o topopara mostrar nossa força. @state_of_affairs
Localização_constante A Localização_constante expressa o local do Tema relativo ao Portador. Este relacionamento envolve todo o período do evento de trazer. Carlos trouxe os livros da livraria no seu carro. Carlos trouxe os livros da livraria em seus braços.
Lugar O Lugar é a área genérica que serve como um cenário de movimento do Agente e do Tema (com Fonte, Trajetória, ou Alvo). Mesmo nesse pequeno porto, esses barcos transportariam muitas toneladas de comércio de bens na costa anualmente. @locative_relation
Maneira Este EF identifica a Maneira na qual o Portador ou o Agente carrega o Tema. @manner
Meio As ações do Agente levam o Tema. Os livros foramlevados à livraria por entregas de helicóptero. Eu arrastei os livros colocando-os na minha cabeça. @state_of_affairs
Tempo O tempo em que o transporte ocorre. @time
Velocidade A Velocidade é a velocidade em que ocorre o transporte. @speed
Extra-thematic
Beneficiário Este EF descreve o participante para quem o evento de Trazer é benéfico.
Co_participante Co_participante é a entidade que participa de uma forma coordenada do mesmo evento como protagonista, independentemente de se o protagonista ou, nesse caso, o Co_participante, é mais agente ou mais como um experimentador.
Depictivo Descrição identifica o sintagma que descreve o Portador, o Agente ou o Tema.
Duração Duraçaõ denota o período de tempo do início de uma situação contínua (aquela denotada pelo alvo) até o seu final. Em alguns casos, a situação contínua é uma ação dinâmica que está em curso, enquanto que em outros é simplesmente um estado indiferenciado.
Explicação A Explicação denota uma proposição a qual a sentença principal (introduzida pelo alvo) segue logicamente. Isso frequentemente significa que a Explicação causa a proposição do alvo, mas não em todos os casos.
Frequência Este elemento de frame é usado para indicar a localização de um participante em casos em que múltiplos participantes de um evento não são co-localizados na forma típica.
Grau Este elemento de frame seleciona alguns atributos graduáveis e modifica o valor esperado para isso.
Iteração_particular Expressões marcadas com este EF extra-temático modificam um uso não-iterativo, e indicam que isso é concebido como incorporado dentro de uma série de eventos ou estados iterados.
Período_de_iterações Este EF é minimamente distinto da Duração e Duração_do_estado_final, em que a sentença descrita é levada a ser iterativa.

Visual Units